Banner sobre o Grupo do WhatsApp da 15News
Cidades

Coordenadoria destaca ações da retomada de abordagem social em Taquarituba

Coordenadora de ação social de Taquarituba, Carolina Maria Vieira

Em entrevista ao 15 News, a coordenadora de ação social de Taquarituba, Carolina Maria Vieira, comentou como funciona a abordagem social na cidade, e o que muda de significativo nesta nova gestão

A abordagem social é um dos serviços prestados pela Prefeitura de Taquarituba, através da Coordenadoria de Ação Social, que tem o papel de mapear pessoas em situação de rua, conversar, identificar e fazer a oferta dos serviços da rede. Esse trabalho social foi retomado no dia 19 de janeiro deste ano na cidade, e diversas ações já foram realizadas.

Importante destacar que o trabalho de abordagem social em Taquarituba, não inclui apenas aos moradores de rua. O serviço também trabalha para identificar pessoas em situações de riscos sociais e pessoais, de violação de direitos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, uso abusivo de drogas, dentre outros. A abordagem social é ofertada no âmbito da Proteção Social de Média Complexidade, que deve promover o acesso às políticas públicas no que se refere à garantia de direitos. 

Nesta quinta-feira (11.fev.2021), a coordenadora da Ação Social de Taquarituba, Carolina Maria Vieira, deu uma entrevista ao 15 News, onde falou sobre o trabalho de ação social na cidade nesta nova gestão.

A coordenadora também falou das oportunidades oferecidas aos que estão em condições de ruas, e como essas abordagens acontecem.

15 News- Como é realizado o trabalho de abordagem social na cidade?
Carolina- O trabalho de abordagem social é realizado por educadoras sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que diariamente no período noturno fazem a busca ativa de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, essa abordagem é realizada em ruas, praças, espaços públicos, entre outros locais. Tendo como objetivo identificar pessoas com direitos violados e construir o processo de saída das ruas, possibilitando condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais, buscando promover ações para reintegrar o usuário do serviço à família e à comunidade.

15 News- Existe um levantamento de quantas pessoas vivem em estado de rua em Taquarituba?
Carolina- Esse número varia muito porque ao mesmo tempo que muitos saem dessa situação, outros acabam entrando, hoje após 30 dias da retomada desse trabalho, nós temos 3 pessoas em situação de rua e 5 pessoas em vivência de rua (que são aquele que tem moradia/família mas que por opção ficam nas ruas). Mas antes da retomada desse serviço esse número era muito maior.

Em entrevista ao 15 News, a coordenadora de ação social de Taquarituba, Carolina Maria Vieira, comentou como funciona a abordagem social na cidade, e o que muda de significativo nesta nova gestão

15 News- O que a prefeitura de Taquarituba tem para oferecer para essas pessoas?
Carolina- A prefeitura oferta seus serviços a esse público através do CREAS que faz toda essa busca ativa e atendimentos imediatos e após isso são feitos os encaminhamentos, hoje contamos com convênios com o Albergue Bom Samaritano que pode oferecer acolhimento de até 3 noites, e também com a Asadeq que oferta o serviço de acolhimento para os casos que precisam de mais tempo, buscamos sempre identificar o motivo que levou a pessoa a se encontrar em situação de rua, e assim oferecer todos os meios para que ela seja reinserida na sociedade, quando identificado que a pessoa não pertence a esse município a mesma é encaminhada ao município de origem.

15 News- Essa nova gestão, o que muda de significativo neste trabalho?
Carolina- Estamos nos empenhando para oferecer ao CREAS todo suporte necessário para realização desse trabalho, estamos investindo em roupas, alimentos, kits de higiene entre outras coisas, visando realizar um atendimento humanizado, onde a pessoa que se encontra nessa situação possa se sentir acolhida e valorizada, tendo uma oportunidade de sair dessa condição, recebendo todo apoio necessário para isso.

Leia mais notícias sobre a região Sudoeste Paulista em www.15news.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Agência 15 News por WhatsApp pelo telefone (15) 99719 6369.

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2012 - 2020 Agência 15 News

Ir Topo